Chanel lança revista Arts & Culture em comemoração aos seus 100 anos no Reino Unido
- JURÍDICO FASHION
- 4 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul.
Como parte das comemorações pelo seu centenário no Reino Unido, a Chanel acaba de lançar a revista Arts & Culture, publicação dedicada a revisitar as iniciativas culturais da maison nos últimos cinco anos. A novidade reforça o compromisso da marca francesa com a preservação e valorização das artes, promovendo diálogos entre moda, patrimônio e criatividade contemporânea.

A publicação, fruto do Chanel Culture Fund e da direção de artes e cultura liderada por Yana Peel, é uma homenagem à influência de Gabrielle Chanel nas esferas artísticas globais. A edição Vol. 1 apresenta curadoria visual sofisticada e reflexiva, com peças gráficas e simbólicas que cruzam passado e presente, como a imagem do busto de Gabrielle esculpido por Jacques Lipchitz com óculos da coleção de 2002.
A ação da Chanel destaca um ponto central do Fashion Law: como produtos editoriais podem atuar como ferramentas jurídicas de storytelling, branding e proteção patrimonial. A escolha por uma revista impressa, com distribuição internacional e tiragem limitada, também resvala em práticas de colecionismo e direitos conexos à criação artística. O cuidado com curadoria, distribuição e posicionamento da publicação revela uma estratégia jurídica de valorização da marca como agente cultural.
A maison não apenas reafirma seu papel no universo da moda, mas reposiciona sua atuação em outras esferas criativas e intelectuais. Essa convergência entre moda e cultura requer, inclusive, contratos bem estruturados de direitos autorais com artistas, curadores, fotógrafos e colaboradores, além de zelar por proteção de marca, direito de imagem e gestão de reputação institucional.
Com a Arts & Culture Magazine, a Chanel não apenas celebra um marco histórico, mas projeta sua visão de futuro com um discurso que ultrapassa roupas e passarelas. É a moda exercendo sua função como arte, memória e linguagem cultural.
Para participar de discussões exclusivas sobre Fashion Law em tempo real, cadastre-se na comunidade através do link: https://www.juridicofashion.com/páginadacomunidade
Comments