Moda e IA: Audaces Lab abre inscrições para acelerar startups de moda com foco em inteligência artificial
- JURÍDICO FASHION

- 25 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2025
A Audaces, multinacional brasileira especializada em soluções tecnológicas para a indústria da moda e presente em mais de 100 países, anunciou a abertura das inscrições para a segunda edição do Audaces Lab.

O programa, realizado em parceria com o Sebrae de Santa Catarina, irá acelerar 20 startups de moda com foco em inteligência artificial, oferecendo cinco meses de acompanhamento intensivo, com mentorias, encontros gamificados e três imersões presenciais em Florianópolis, cidade-sede da Audaces e conhecida como o “Vale do Silício brasileiro”.
O movimento da Audaces acompanha uma tendência global. Segundo dados da McKinsey & Company, empresas de moda que integram a IA aos seus modelos de negócio podem alcançar até 118% de crescimento acumulado no fluxo de caixa até 2030. A escolha da inteligência artificial como eixo central do programa reflete a urgência de inovação no setor, que precisa responder com agilidade a tendências virais e antecipar desejos de consumo de forma cada vez mais precisa.
Mas essa transformação tecnológica exige estrutura jurídica sólida. Participar de um programa de aceleração como o Audaces Lab significa assinar contratos que regulam a relação entre startup e aceleradora, abordando questões fundamentais do Direito da Moda e da Inovação: proteção de propriedade intelectual, confidencialidade de dados, licenciamento de tecnologia, eventual cessão de direitos e até a criação de spin-offs. É essencial que fundadores de startups compreendam os riscos e oportunidades desses acordos, que muitas vezes definem os rumos do negócio a longo prazo.
Além disso, programas como esse também impactam diretamente o compliance das marcas, ao lidarem com dados de consumidores, soluções automatizadas e ferramentas preditivas. Todos esses aspectos precisam ser juridicamente validados, sob risco de prejuízos legais ou perda de ativos estratégicos.
A aceleração jurídica deve caminhar junto com a aceleração tecnológica. O Direito da Moda se torna indispensável para garantir segurança, sustentabilidade e crescimento em projetos tão inovadores quanto o Audaces Lab.
As inscrições estão abertas até o dia 19 de maio e podem ser feitas pelo site da Audaces.
Para participar de discussões exclusivas sobre Fashion Law em tempo real, cadastre-se na comunidade através do link: https://www.juridicofashion.com/páginadacomunidade



Comentários