Fashion techs: Hering inova ao inaugurar primeiro museu de moda no metaverso
- JURÍDICO FASHION

- 18 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul.
A moda está constantemente em transformação, e a Hering acaba de dar mais um passo inovador ao inaugurar o primeiro museu de moda no Metaverso do Brasil. Essa iniciativa faz parte das comemorações dos 90 anos da Fundação Hermann Hering, trazendo o uso de tecnologias como inteligência artificial, holografia, realidade aumentada e gamificação para contar a história da empresa, que foi fundada em 1880.
No ambiente virtual, os visitantes podem interagir com o “peixinho” H3R1N, que os guia por diversos cenários da história da marca, além de encontrar o próprio fundador, Hermann Hering, por meio de holografias.

Entre as atrações, os usuários podem conhecer as camisetas que marcaram a história da moda brasileira, como as peças de prevenção contra o câncer de mama, e explorar o jardim suspenso desenhado por Roberto Burle Marx, além de manusear virtualmente um tear. O projeto digital no Metaverso, que tem uma área cinco vezes maior do que o museu físico, segue em expansão, trazendo novas experiências e interações ao longo do tempo.
Do ponto de vista do Direito da Moda, esse movimento da Hering levanta discussões essenciais. A digitalização de uma marca icônica e a criação de um museu no Metaverso envolve o uso de novos mecanismos para proteger direitos de propriedade intelectual, uma vez que as fronteiras entre o físico e o digital estão cada vez mais difusas. A comercialização de ativos digitais, como itens históricos ou experiências virtuais, pode desencadear a criação de novas modalidades contratuais, além da regulamentação específica para os direitos autorais, marcas e patentes no ambiente digital.
Além disso, a inserção de itens históricos da moda no Metaverso oferece uma nova perspectiva sobre como as marcas podem resguardar e monetizar suas criações em um universo virtual. Isso também gera implicações para a preservação do patrimônio cultural e histórico da moda, que, no formato digital, tem um alcance global e ilimitado. Com o museu no Metaverso, a Hering une a tradição à modernidade, ao mesmo tempo em que promove debates relevantes sobre os desafios jurídicos da moda no mundo digital.
O acesso ao museu no Metaverso pode ser feito pelo endereço: www.museuheringnometaverso.com.br, e para a visita presencial, é necessário agendamento pelo site: https://fundacaohermannhering.org.br/.
Essa é apenas uma das muitas questões que envolvem o Direito da Moda em tempos de revolução digital. Para ficar por dentro de tudo e participar dos nossos debates exclusivos, faça parte da nossa comunidade Jurídico Fashion. Cadastre-se agora!



Comentários