Balenciaga no Brasil: exposição fotográfica reforça os vínculos entre moda, patrimônio cultural e diplomacia
- JURÍDICO FASHION

- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul.
O legado de Cristóbal Balenciaga continua vivo, e agora, também celebrado no Brasil. Após o sucesso da exposição realizada no Palazzo Morando, em Milão, a mostra “Cristóbal Balenciaga. Shoes from Spain Tribute” desembarca em São Paulo com uma seleção de 16 imagens assinadas pelo fotógrafo Juan Carlos Vega. A exibição fica em cartaz até o dia 31 de maio, no Hotel Rosewood, e é fruto de uma colaboração entre a Federação Espanhola das Indústrias do Calçado, o Ministério do Turismo da Espanha no Brasil e a Harper’s Bazaar Brasil.

A exposição integra uma estratégia mais ampla de diplomacia cultural liderada pela Turespaña, a agência espanhola de promoção turística, que busca, por meio da moda, reafirmar o valor artístico de seus criadores e fomentar o interesse internacional pelo país. Como parte dessa iniciativa, também foi publicada a versão em português do guia “A Espanha pelos olhos de Balenciaga”, reforçando o posicionamento do estilista como ícone do patrimônio cultural espanhol.
Do ponto de vista do Fashion Law, essa movimentação internacional é um exemplo fascinante de como moda e direito se entrelaçam em ações de projeção cultural e institucional. A realização da exposição envolve contratos de licenciamento de uso de imagem e obras, proteção autoral das fotografias e curadorias jurídicas em torno do uso de nome, acervo e identidade do estilista. Além disso, ações de diplomacia cultural como essa são amparadas por acordos internacionais e diretrizes institucionais que regulam o uso do patrimônio cultural em países estrangeiros.

Balenciaga é mais do que um nome da alta-costura, é uma marca histórica, uma expressão artística e um ativo intangível cuja circulação internacional demanda atenção jurídica especializada. A presença de sua obra em exposições internacionais representa, ao mesmo tempo, uma oportunidade para o fortalecimento de vínculos diplomáticos e um exemplo concreto de como o Direito da Moda atua na preservação e na difusão da herança criativa de grandes nomes da moda.
Para participar de discussões exclusivas sobre Fashion Law em tempo real, cadastre-se na comunidade através do link: https://www.juridicofashion.com/páginadacomunidade



Comentários