top of page
Buscar

Alo Yoga chega ao Brasil: o que isso tem a ver com o Fashion Law?

Atualizado: 26 de jul.

A Alo Yoga finalmente chegou ao Brasil! A marca californiana, queridinha entre celebridades e fashionistas, inaugurou sua primeira loja física no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, reunindo nomes como Isabeli Fontana e Daiane Sodré. A flagship oferece as famosas peças studio-to-street da marca, como os conjuntos de moletom, leggings Alosoft e regatas caneladas, e marca o início de uma nova fase da Alo no país, com mais duas lojas previstas ainda para este ano e e-commerce nacional já disponível.


Alo Yoga chega ao Brasil
Imagem/reprodução: Alo Yoga

A chegada da Alo ao Brasil tem tudo a ver com o Direito da Moda! Primeiro que a entrada de uma marca estrangeira no mercado nacional envolve uma série de questões jurídicas estratégicas, como proteção de marca no INPI, licenciamento de produtos, contratos de distribuição, negociação com shoppings e regulamentações locais de importação, comércio e publicidade. Além disso, há desafios relacionados à adaptação do modelo de negócio à legislação brasileira, principalmente em relação ao consumidor, tributação e compliance trabalhista.


No Fashion Law, essas operações exigem um planejamento jurídico robusto. A marca precisa garantir exclusividade e proteção da sua identidade visual, zelar pela autenticidade dos produtos vendidos no território nacional e estruturar acordos com fornecedores e operadores locais que respeitem normas brasileiras, desde o Código de Defesa do Consumidor até leis ambientais e de rastreabilidade da cadeia produtiva.


Outro ponto de atenção são os contratos de franquia ou expansão direta, que demandam cláusulas claras sobre direitos e deveres, uso de marca, transferência de know-how, royalties e penalidades. Já no ambiente digital, o lançamento do e-commerce da marca no Brasil também traz obrigações quanto a LGPD, termos de uso e política de privacidade, além de regras específicas de SAC e trocas que são diferentes das norte-americanas.


A chegada da Alo ao país reforça como o Direito da Moda atua nos bastidores para que experiências globais se tornem possíveis localmente, com respaldo legal, segurança jurídica e estratégia de longo prazo.


Para participar de discussões exclusivas sobre Fashion Law em tempo real, cadastre-se na comunidade através do link: https://www.juridicofashion.com/páginadacomunidade

Comentários


Contate-nos

Para colaborações de negócios e promoções, ou para qualquer dúvida, envie um e-mail para: juridicofashion@gmail.com ou mande mensagem

Obrigado pelo envio!

NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter e receba diariamente atualizações sobre Fashion Law

Obrigado pelo envio!

  • Whatsapp
  • Facebook
  • X
  • Instagram
  • Pinterest

© 2025 por Jurídico Fashion 

bottom of page